sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sexta-feira 13 III: Dia Mundial do Rock!!

! Meus caros 23 fiéis leitores, lembram do que eu escrevi na crônica do dia 13 de abril: "Meus caros 23 leitores fiéis e demais fortuitos, em 2012 temos três sextas-feiras 13, sabiam? Tivemos dia 13 de janeiro, hoje e teremos no dia 13 de julho. E em todas elas eu estive, estou e estarei aqui nesse espaço virtual lembrando vocês disso. Em 13 de janeiro eu falei sobre a chuva em Torres. Hoje vocês estão lendo. Dia 13 de julho vou escrever uma crônica chamada “Sexta-feira 13 III”, abordando algumas curiosidades numéricas do calendário de 2012." Pois é. Prometi e vou quase cumprir. Quase. Pois vocês sabem como é, crônica é crônica, um gênero literário tipicamente jornalístico, que fala sobre atualidades, sobre o cotidiano. E, então, como eu vou poder deixar de falar hoje sobre o Dia Mundial do Rock? As curiosidades do calendário ficam parra a semana que vem. Rock pode ser rocha ou balanço em inglês. Foi o Toninho Jr que me disse isso hoje pela manhã, durante o café. Acordei ele e a Louise ao som de Rock"n Roll, do Led Zeppelin. - Duas coisa bem diferentes filho. - Ué pai, que nem manga em português, tem dois significados bem distintos, conforme o contexto. Garoto esperto! Mas rock é rock mesmo, aproveitando a deixa para usar o nome em português do filme do Led de 1976. Uma tradução nada a ver, diga-se, pois o nome original do filme é The Song Remains The Same, algo como "a canção que restou da mesma". Furungando daqui e dali hoje nos jornais, na Internet e no Facebook, descobri duas coisas: 1 - O Caetano Veloso é o mais roqueiro dos cantores da old MPB: chamou o público de mal educado e falador durante um show que fez ontem na inauguração de um shopping, em Salvador. Bota atitude nisso, tri outsider. 2 - Os Rolling Stones comemoraram 50 anos de carreira ontem, pois foi em 12 de julho de 1962 que eles se apresentaram pela primeira vez, em Londres, no clube Marquee, para pouco mais de 100 pessoas.. E lá vem o Toninho Jr de novo: - Tu observa o nome deles pai: Rolling Stones. Rock = rocha e Roll = balançar. Daí eles colocam um sinônimo de rocha/rock - stone/pedra e o rolling/rolando de roll. Pedras rolando, rocha e rolar. Um trocadilho! Muito esperto esse garoto. Esperto até demais! Tenho de tomar cuidado com meus cartões e minhas senhas de banco, sei lá né. Mas o Dia Mundial do Rock é nessa data porque em 1985 aconteceu o festival Live Aid, para juntar grana para a fome na Etiópia. O dia cair numa sexta-feira 13 é coincidência do calendário desse ano, ao contrário do que poderiam achar alguns detratores do rock como som das trevas. Aliás, tem até evangélico que curte e toca rock. Aleluia irmão, é rock na veia! Tem umas bandas de heavy metal gospel no Brasil muito legais, como o Oficina G3, que eu curto um monte, embora não seja crente. É que o rock teve e tem o seu ramo esotérico ligado ao lado escuro da força, com o símbolo característico das guampinhas com as mãos. Mas não tomemos o todo pela parte. Na sua origem é um som de festa, de balanço, como atesta o som do início dos anos cinquenta, tipo Bill Haley, Elvis Presley, Litle Richards, Chuk Berry e outros, um pessoal jovem do pós guerra que queria balançar e rolar, romper os paradigmas repressores da sociedade do século XIX, transformando o seculo XX com mais liberdade sensual. E conseguiram! Rock é, na essência, diversão, contestação, crítica social, liberação de costumes. Nada mais século XX que o rock. E vejam que o rock tem pouco mais de 60 anos gente! Um garoto ainda! O rock, esse camaleão. Que nem um ritmo brasileiro dos mesmo século. o samba. Misturaram-se! Ou você vai me dizer que nunca ouviu um samba-rock na vida? Rock é rock mesmo, seja mal traduzido ou mal interpretado. Fui! ----- * ----- Até sexta que vem, ao final da tarde, com uma nova crônica aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário